Todos os serviços de inspeção seguem procedimentos elaborados de acordo com normas baseadas em portarias, regulamentos do INMETRO, SENATRAN, CONTRAN, ANTT, CONAMA e IBAMA. Estes devem conter instruções de como realizar as inspeções com um mesmo padrão garantindo sua eficácia. Os procedimentos são informados nos formulários Ordem de Serviços (OS) e nos certificados emitidos.
Todas as instruções para realização da inspeção estão documentadas e seguem uma metodologia específica, estando descritas em procedimentos específicos denominados como Instrução de Trabalho e Formulários específicos de controle e listas de verificação de inspeção.
Todos os veículos automotores que foram submetidos a alguma alteração em suas características originais, veículos sinistrados e veículos fabricados artesanalmente, abrangidos pelo escopo de serviços são identificados de forma única através da ordem de serviço preenchida com os dados obtidos de seu CRLV, CRV, nota fiscal de compra ou certificados anteriores.
O atendimento começa pela orientação e classificação do serviço solicitado pelo cliente. Sendo orientado e informado sobre aspectos relativos à inspeção, documentação necessária, prazo de entrega e o valor da mesma. Ação realizada pelo Auxiliar Administrativo, que após o recebimento e conferência da documentação, inicia o preenchimento dos dados no sistema informatizado, com identificação de usuário e senha.
Conferidos os dados cadastrados, o auxiliar administrativo irá emitir a Ordem de Serviço (OS), pelo software e solicita ao cliente/usuário leitura e ratificação da mesma, que tem efeito de contrato de serviço. Após a concordância do cliente/usuário para a prestação do serviço, o cliente paga o valor devido e recebe a Nota Fiscal.
Caso ocorram dúvidas quanto ao serviço solicitado, o cliente é consultado imediatamente, ficando o trabalho interrompido até que todas as dúvidas sejam esclarecidas e acordadas.
Todas as amostras sob a responsabilidade da empresa são protegidas de deterioração por danos, através da conduta e do treinamento dos colaboradores.
Antes do início do serviço, o inspetor deve verificar o veículo a ser inspecionado quanto às condições de preparação mínima para a realização da inspeção, utilizando o formulário Ordem de Serviço para o registro da informação.
Qualquer anormalidade relatada pelo cliente ou evidenciada pelo inspetor antes do início da inspeção será devidamente registrada e comunicada ao cliente antes de continuar a inspeção
De forma a evitar a deterioração da amostra, devem ser seguidas as seguintes recomendações:
- Inspecionar o local onde o veículo está estacionado antes de iniciar a manobra, identificando obstáculos ou impedimentos que possam causar danos;
- Deslocar o veículo a velocidade máxima de 10 Km/h;
- Manter a área de inspeção livre de obstáculos ou pessoas alheias ao serviço;
- Sempre que estiver na condição parado acionar o freio de estacionamento;
- Para os veículos parados na área de inspeção manter a alavanca de mudança da transmissão em ponto-morto ou no modo P (PARK) se for transmissão automática;
- Manter os extintores de incêndio sempre ao alcance.
Durante o processo de inspeção o inspetor utiliza o formulário “lista de verificação”, específica ao serviço contratado, para registrar os dados obtidos no decorrer da verificação.
Caso haja uma não conformidade, o inspetor em posse da lista de verificação pertinente ao escopo de serviço, onde estão assinalados os itens que foram reprovados durante o processo de inspeção, descreve as não conformidades. Então encaminha o processo ao auxiliar administrativo, que emite o Certificado de Reprovação, aplicável a inspeção de segurança veicular, para ser entregue ao proprietário. A entrega com as devidas explicações é de responsabilidade do engenheiro responsável ou pessoa por ele designada. O cliente então assina o relatório de não conformidade e deve providenciar os reparos necessários para uma reinspeção. Caso o cliente não retorne ou não se pronuncie dentro do prazo máximo de 30 (trinta) dias para atendimento da não conformidade, o processo deve ser cancelado e arquivado. Caso o cliente retorne após este prazo, o veículo deverá ser todo inspecionado novamente.
Com o retorno do cliente dentro do prazo (30 dias), o mesmo se identifica como retorno para reinspeção. É localizado o processo e encaminhado ao inspetor para verificação dos itens não conforme. Persistindo a não conformidade, o veículo é devolvido ao cliente, permanecendo a reprovação. Quando aprovado e com a lista de verificação preenchida e com os relatórios dos equipamentos, ambos assinados pelo Responsável Técnico e pelo Inspetor Técnico, o auxiliar administrativo emite os devidos Certificados.
Copyright © 2024 VR INSPEÇÃO | Inspeção Veicular | Barra do Piraí RJ | Desenvolvido por LogoMídia